
Mentoplastia
A mentoplastia destina-se a aumentar a projeção do queixo e está normalmente associada à cirurgia de rinoplastia.
Cirurgia de Aumento do Queixo
Mentoplastia Cirurgia do Queixo
A Mentoplastia é um procedimento simples realizado por dentro da boca (via endobucal — sem cicatriz evidente) no qual se coloca uma prótese de silicone com cerca de 3 a 4 cm de largura.
O procedimento destina-se a aumentar a projeção do queixo e normalmente realiza-se associado à cirurgia de Rinoplastia.
Os resultados são excelentes, ainda que se possa dar alguma alteração de sensibilidade na região do queixo. Tem um outra grande vantagem que é a facilidade de remoção caso seja vontade do paciente ou por qualquer outro motivo: é retirado com anestesia local.
A face humana no seu todo é um conjunto de unidades estéticas que deverão estar em equilíbrio umas com as outras. Um queixo bem definido e projetado, de contornos e dimensões regulares em continuidade com a restante mandíbula define um padrão esteticamente agradável e jovem.
Consideramos, essencialmente, mentoplastias de aumento e de redução. Nos casos de redução, realizamos moldagem com broca ou osteotomias. Nos casos de aumento, utilizamos implantes de silicone ou enxertos de material autólogo (do próprio doente). A recetividade a estes enxertos é muitíssimo boa, sendo raríssimos os casos de rejeição.
Cirurgia de Aumento do Queixo
Pós-Operatório
O pós-operatório de Mentoplastia não costuma ser problemático para o paciente, no entanto, há certos cuidados a ter.
Nos primeiros 7 a 10 dias depois da cirurgia, é recomendado permanecer em repouso, sendo que após esse período pode retomar às atividades mais leves, sempre com indicação médica.
É normal que a área fique inchada, roxa e que haja sensibilidade do queixo.
Deve amenizar essas ocorrências com gelo ou optar por realizar drenagens linfáticas de modo a melhorar o inchaço. Não existe nenhuma restrição quanto ao tipo de alimentos a mastigar, no entanto, nos primeiros 5 dias, devem ser evitados alimentos muito quentes.